Vigilância, monitoramento e avaliação: uma análise sobre o uso dos fluxos de informações da rede socioassistencial na cidade de São Paulo

Autores

  • Tárcia de Almeida Oreste

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este trabalho traz uma análise dos fluxos de informações produzidos pela Vigilância Socioassistencial, no município de São Paulo, por meio das Declarações Mensais de Execução dos Serviços da Assistência Social (DEMES) - instrumentos utilizados para o monitoramento e avaliação de políticas de assistência. O objetivo deste estudo é entender como estes dados são levantados e empregados na avaliação de políticas públicas, com consequente impacto na tomada de decisões gerenciais. São apresentados, neste artigo, aspectos relevantes coletados de arquivos internos e de entrevistas com profissionais de diferentes escalões da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo (SMADS). A revisão bibliográfica está relacionada a diálogos analíticos sobre instrumentos de ação, de monitoramento e avaliação elaborados por autores como Carlos Faria, Karen Mokate e Paulo Jannuzzi. Os resultados da pesquisa indicam que os fluxos de informações da Vigilância podem sim pautar decisões de gabinete, mas como justificativa para decisões previamente tomadas.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

ORESTE, T. de A. Vigilância, monitoramento e avaliação: uma análise sobre o uso dos fluxos de informações da rede socioassistencial na cidade de São Paulo. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 214–247, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/227. Acesso em: 8 maio. 2024.