Consulta pública como instrumento de ação: controvérsias em torno da exploração da água mineral no Circuito das Águas em Minas Gerais

Autores

  • José de Arimatéia Dias Valadão
  • Valderí de Castro Alcântara
  • José Raimundo Cordeiro Neto

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Como parte da performance de ação do instrumento Consulta Pública, objetiva-se trazer em presença o transladar de algumas controvérsias mais visivelmente manifestas sobre a exploração da água mineral no Circuito das Águas em Minas Gerais. Por meio de pesquisa documental e observação participante seguiu-se o ator-rede Consulta Pública n. 01/17, instrumento lançado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG). Conclui-se que a Consulta Pública se tornou um actante, transladando interesses e mobilizações. O instrumento é compreendido como um dos elementos na rede pela qual toma forma a água mineral, demonstrando sua multiplicidade nas controvérsias. O estudo contribui com a Gestão Pública argumentando que os instrumentos não são apenas algo decorrente de uma determinada visão, mas estão envolvidos na formação de entidades específicas, questões de interesse, que performam a realidade.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

VALADÃO, J. de A. D.; ALCÂNTARA, V. de C.; NETO, J. R. C. Consulta pública como instrumento de ação: controvérsias em torno da exploração da água mineral no Circuito das Águas em Minas Gerais. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 99–131, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/223. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Agenda da Ciência Política