Presença do tema campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba nas primeiras páginas dos jornais locais: um estudo comparativo

Autores

  • Daniela Rocha Drummond
  • Anne Caroline Pellizzaro
  • Laura Rosalia Sloboda Alves

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

O trabalho faz uma análise das notícias publicadas sobre a campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba no ano de 2012 em dois diferentes jornais impressos: Metro Curitiba, um veículo em formato tablóide distribuído gratuitamente; e a Gazeta do Povo, veículo impresso em formato standard, vendido nas bancas e para assinantes. A pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: Qual a visibilidade e a abordagem dada às notícias sobre as eleições e os candidatos à prefeitura da capital do Paraná nos jornais impressos locais do Estado do Paraná? E também: Qual a visibilidade do tema campanha eleitoral nas primeiras páginas dos jornais? A forma com que as notícias são abordadas contribui para o debate público? Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo, sendo coletadas notícias dos meses de primeiro de julho a 31 de outubro de 2012. A pesquisa utiliza como embasamento teórico os estudos sobre cobertura eleitoral, agendamento temático, conceitos de enquadramento, produção jornalística e o papel da mídia no debate público.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

ROCHA DRUMMOND, D.; PELLIZZARO, A. C.; ROSALIA SLOBODA ALVES, L. Presença do tema campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba nas primeiras páginas dos jornais locais: um estudo comparativo. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 128–151, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/21. Acesso em: 15 maio. 2024.