Federalismo fiscal brasileiro: Uma análise dos convênios administrativos como instrumento de repasse de recursos federais

Autores

  • Alexandre Santana da Silva
  • João Paulo Amaral Jacoby
  • Guilherme Parentoni Senra Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

O regime federalista brasileiro atual é resultado de um amplo processo histórico marcado pelo dualismo entre a centralização e a descentralização. Os convênios tornaram-se importantes instrumentos de transferências de recursos da União para outros níveis de governo por carregarem caracteres típicos de parcerias. O objetivo deste estudo foi relacionar o modelo federativo fiscal brasileiro aos dados referentes aos convênios celebrados (entre 1996 e 2014) e transferências diretas pela União (entre 2004 e 2014) a outros entes federados. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória nos dados de transferências de recursos a estados e municípios e convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais disponibilizados pelo Portal da Transparência do Governo Federal, a partir dos quais foram analisadas as tendências de transferências de recursos ao longo dos períodos selecionados - quantitativa e qualitativamente. Concluiu-se que os convênios possivelmente estão perdendo importância como método de transferências intergovernamentais de recursos, sendo paulatinamente suplantados por outros com características mais democráticas, participativas e coordenadas entre os três níveis de governo. Portanto, num contexto de descentralização, o desafio que se apresenta é o de construir um federalismo fiscal mais coordenado e democrático, que garanta a diminuição das desigualdades inter e intrarregionais como objetivo precípuo da federação.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

SILVA, A. S. da; JACOBY, J. P. A.; FONSECA, G. P. S. Federalismo fiscal brasileiro: Uma análise dos convênios administrativos como instrumento de repasse de recursos federais. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 134–165, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/207. Acesso em: 23 abr. 2024.