Os movimentos sociais urbanos em Natal-Brasil: Um olhar acerca da sua atuação nos espaços institucionalizados de participação social

Autores

  • Lindijane de Souza Bento Almeida
  • Raquel Maria da Costa Silveira
  • Glenda Dantas Ferreira
  • Thaysa Taianne Belo Costa

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar como se dá a atuação dos movimentos sociais urbanos de Natal/RN, especificamente do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), nos espaços institucionalizados de participação social. Busca-se responder como esse movimento atua nos espaços institucionalizados de participação social na área de política urbana e habitacional? A fim de realizar a pesquisa, buscou-se, inicialmente, identificar e caracterizar os principais movimentos sociais urbanos presentes na cena de Natal no período investigado (2013-2017). Nesse momento, optou-se por realizar análise de material jornalístico, veiculado nos dois principais jornais locais de circulação impressa. Após a seleção dos casos a ser estudados, realizou-se uma pesquisa acerca dos principais espaços institucionalizados de participação existentes na cidade e que tratam da temática do desenvolvimento urbano. Por fim, por meio de entrevistas semiestruturadas, estabeleceu-se uma relação entre tais espaços e os movimentos sociais como forma de conhecer a sua forma de atuação nos conselhos e como influenciam no processo de produção das políticas públicas locais.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

ALMEIDA, L. de S. B.; SILVEIRA, R. M. da C.; FERREIRA, G. D.; COSTA, T. T. B. Os movimentos sociais urbanos em Natal-Brasil: Um olhar acerca da sua atuação nos espaços institucionalizados de participação social. Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 28–56, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/203. Acesso em: 2 dez. 2022.