Os movimentos sociais urbanos em Natal-Brasil: Um olhar acerca da sua atuação nos espaços institucionalizados de participação social
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O presente artigo objetiva demonstrar como se dá a atuação dos movimentos sociais urbanos de Natal/RN, especificamente do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), nos espaços institucionalizados de participação social. Busca-se responder como esse movimento atua nos espaços institucionalizados de participação social na área de política urbana e habitacional? A fim de realizar a pesquisa, buscou-se, inicialmente, identificar e caracterizar os principais movimentos sociais urbanos presentes na cena de Natal no período investigado (2013-2017). Nesse momento, optou-se por realizar análise de material jornalístico, veiculado nos dois principais jornais locais de circulação impressa. Após a seleção dos casos a ser estudados, realizou-se uma pesquisa acerca dos principais espaços institucionalizados de participação existentes na cidade e que tratam da temática do desenvolvimento urbano. Por fim, por meio de entrevistas semiestruturadas, estabeleceu-se uma relação entre tais espaços e os movimentos sociais como forma de conhecer a sua forma de atuação nos conselhos e como influenciam no processo de produção das políticas públicas locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.