Efeitos da abertura econômica no Brasil dos anos 1990 em duas perspectivas comparadas
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O texto discorre sobre os efeitos da abertura econômica no Brasil na década de 1990, comparando duas perspectivas nodais. Uma, a do IEDI, para quem a abertura, em alguma medida, significou perda de autonomia e desindustrialização; e uma outra corrente de economistas, alguns ligados ao BNDES, que atribuem à conjuntura do comércio exterior e câmbio favoráveis até 2005 fatores que não permitiram a queda da produtividade industrial, embora pudessem criar dependência em relação às exportações. Ambas perspectivas coincidem em dois pontos: a inevitabilidade da abertura dos anos 1990, e o risco de colapso cambial a médio e longo prazo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.