Os limites da democracia no Brasil: A leitura de Oliveira Vianna sobre a formação do Brasil revista pelas problematizações de Adrián Gurza Lavalle acerca da esfera e da vida pública brasileira

Autores

  • Felipe Fontana
  • Carla Cristina Wrbieta Ferezin

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira tem por finalidade apresentar a leitura de Oliveira Vianna acerca da formação da sociedade brasileira e de suas instituições/organizações autônomas, para assim identificarmos os motivos pelos quais o intelectual fluminense acredita que no Brasil um regime democrático de governo seria inapropriado. Logo depois, articularemos a essa discussão as posições de Adrián Gurza Lavalle sobre as especificidades de determinadas teorias que buscam interpretar a constituição do espaço público e da vida pública brasileira. Tal autor, por sua vez, faz importantes críticas a algumas leituras sobre a formação do Brasil e de suas instituições políticas justamente porque ele as considera conservadoras e limitadas quando utilizadas como pressupostos para a análise da atual e complexa dinâmica política brasileira. A realização dessa tarefa é de extrema importância para pensarmos os limites analíticos de uma interpretação sobre o Brasil que, se hoje é pouco acessada ou articulada pelas pesquisas acadêmicas voltadas ao entendimento de nossa vida pública contemporânea, vinculou-se a relevantes estudos sobre o Brasil e estabeleceu em nosso pensamento social e político importantes linhagens teóricas.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

FONTANA, F.; WRBIETA FEREZIN, C. C. Os limites da democracia no Brasil: A leitura de Oliveira Vianna sobre a formação do Brasil revista pelas problematizações de Adrián Gurza Lavalle acerca da esfera e da vida pública brasileira. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 72–96, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/19. Acesso em: 15 maio. 2024.