Os limites da democracia no Brasil: A leitura de Oliveira Vianna sobre a formação do Brasil revista pelas problematizações de Adrián Gurza Lavalle acerca da esfera e da vida pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira tem por finalidade apresentar a leitura de Oliveira Vianna acerca da formação da sociedade brasileira e de suas instituições/organizações autônomas, para assim identificarmos os motivos pelos quais o intelectual fluminense acredita que no Brasil um regime democrático de governo seria inapropriado. Logo depois, articularemos a essa discussão as posições de Adrián Gurza Lavalle sobre as especificidades de determinadas teorias que buscam interpretar a constituição do espaço público e da vida pública brasileira. Tal autor, por sua vez, faz importantes críticas a algumas leituras sobre a formação do Brasil e de suas instituições políticas justamente porque ele as considera conservadoras e limitadas quando utilizadas como pressupostos para a análise da atual e complexa dinâmica política brasileira. A realização dessa tarefa é de extrema importância para pensarmos os limites analíticos de uma interpretação sobre o Brasil que, se hoje é pouco acessada ou articulada pelas pesquisas acadêmicas voltadas ao entendimento de nossa vida pública contemporânea, vinculou-se a relevantes estudos sobre o Brasil e estabeleceu em nosso pensamento social e político importantes linhagens teóricas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.