Cyberativismo e Primavera Árabe: Um estudo sobre o uso da Internet no Egito para a construção da grande ruptura de 2011
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
Ao fazer uma análise a posteriori aos eventos que foram chamados de “Primavera Árabe” (2011) chama atenção, para qualquer observador mais atento, a centralidade do uso da Internet, principalmente das redes sociais (Facebook e Twitter), como ferramentas de articulação, mobilização e propagação de informações em tempo real. No caso egípcio, que será o foco desse estudo, não ocorreu diferente. De fato as mídias sociais foram ferramentas importantíssimas na construção do caminho para a grande ruptura de 2011. No entanto, para boa parte do mundo ocidental, os eventos de Primavera Árabe soaram como uma explosão repentina, movimento sem histórico de lutas e construção de mobilização. Essa interpretação não é de forma alguma correta. Perceber-se-á, neste artigo, que, as revoltas árabes foram construídas ao longo de décadas de movimentos, online e offline, da sociedade civil da região em busca de democracia, o que culminou, no caso do Egito, na queda do Presidente Mubarack.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.