Deliberação, conflito e movimentos sociais: um estudo de caso das práticas de organização e tomada de decisão do Tarifa Zero BH

Autores

  • Letícia Birchal Domingues

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo objetiva analisar os elementos deliberativos do Tarifa Zero BH. Para tanto, passa por uma construção de fundamentos teóricos para a inclusão da perspectiva do conflito e das emoções na deliberação. Em seguida, analisa a relação entre protestos, movimentos sociais e democracia deliberativa, a partir de estudos sobre os protestos de 2013 no Brasil, abordando seus elementos de conflito e as assembleias. Passa para o exame das práticas organizativas e de tomada de decisão do movimento Tarifa Zero BH, originado das manifestações de Junho de 2013 no Brasil, e suas aproximações com a democracia deliberativa. Para isso, tem como base um grupo focal realizado com integrantes do movimento Tarifa Zero BH e análise qualitativa interpretativa dos dados. Conclui que existem quatro aproximações entre o movimento em análise e a deliberação: a horizontalidade, a busca do consenso nas decisões, o afeto e a confiança política e o respeito às individualidades.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

DOMINGUES, L. B. Deliberação, conflito e movimentos sociais: um estudo de caso das práticas de organização e tomada de decisão do Tarifa Zero BH. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 130–157, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/165. Acesso em: 25 abr. 2024.