Gramsci online? Um estudo preliminar sobre a aplicabilidade das categorias gramscianas ao ciberespaço

Autores

  • Friedrich Maier

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

As tecnologias de informática e comunicação influenciam o campo de estudo das Relações Internacionais, criando um novo ambiente de ação: o ciberespaço. Tais processos engendram um fenômeno denominado por alguns autores de “ciberização” (cyberization) das relações internacionais que ainda padece de teorização adequada. O artigo tem por objetivo refletir de maneira preliminar sobre a adequação e potencialidade explicativa das categorias presentes na obra gramsciana de “Estado” e “hegemonia”, ao contexto do ciberespaço. Ao mesmo tempo, pretendemos contemplar o desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo internacional – perspectiva recente de engajamento com a obra do sardo. Nossa hipótese afirma a potencialidade dessas categorias no trato desse novíssimo ambiente reconhecendo, para tal, a necessidade de um rigor metodológico e a reflexão sobre a própria ferramenta deixada por Gramsci de “tradução” (ou “tradutibilidade”), isto é, a constante ressignificação de suas categorias às particularidades históricas, culturais e sociais.

Biografia do Autor

Friedrich Maier

Graduação em Relações Internacionais e Mestrando em Ciências Sociais (linha 4: Relações Internacionais e Desenvolvimento) pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP. É bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

MAIER, F. Gramsci online? Um estudo preliminar sobre a aplicabilidade das categorias gramscianas ao ciberespaço. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 304–327, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/154. Acesso em: 29 abr. 2024.