Transição de governo na administração pública municipal: Descrição e análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em municípios paulistas nas eleições de 2012

Autores

  • Maria do Carmo Toledo Cruz
  • Fernando Souza Coelho
  • Silvia Maura Trazzi Seixas
  • Celso Torquato Junqueira Franco

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

A transição de governo é um objeto de estudo inexplorado pela administração pública no Brasil, notadamente no nível subnacional. Este artigo, baseado em uma pesquisa-ação realizada pelo Cepam no triênio 2011-2013, discute a transição de governo no Poder Executivo local, descrevendo e analisando os resultados de um levantamento em municípios paulistas nas eleições de 2012 e de um projeto-piloto de institucionalização da transição de governo nas 16 prefeituras da Amensp. O artigo demonstra que o processo de transição de governo na administração pública municipal brasileira é incipiente e aponta algumas alternativas/sugestões para alterar essa realidade.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Toledo Cruz

Doutora em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. E-mail: carminhameirelles@gmail.com. Foi técnica do Cepam. Atualmente, é consultora de gestão pública municipal e professora da pós-graduação Legislativo e Democracia da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Fernando Souza Coelho

Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. E-mail: fernandocoelho@usp.br. Professor do curso de graduação e do curso de mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Silvia Maura Trazzi Seixas

Socióloga, pós-graduada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. E-mail: silviamaura@uol.com.br. Foi técnica do Cepam. Atualmente, é consultora de gestão e políticas públicas municipais.

Celso Torquato Junqueira Franco

Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie. E-mail: celsotif@hotmail.com. Foi prefeito do Município de Sud Menucci (2005-2012) e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo – Amensp – (2005-2012).

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

CRUZ, M. do C. T.; COELHO, F. S.; SEIXAS, S. M. T.; FRANCO, C. T. J. Transição de governo na administração pública municipal: Descrição e análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em municípios paulistas nas eleições de 2012. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 249–277, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/152. Acesso em: 29 abr. 2024.