As contribuições das políticas públicas para a intermediação e qualificação da mão de obra no setor da confecção na região do Grande ABC

Autores

  • Alessandra Santos Rosa
  • Leandro Campi Prearo

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo descreve as políticas públicas para a intermediação e qualificação da mão de obra no setor da confecção no Grande ABC. Seu objetivo principal foi analisar de que forma estas políticas contribuem para o fomento da mão de obra neste setor. Assim, foi proposto um estudo de caso das políticas públicas focadas na qualificação e intermediação da mão de obra deste setor. Percebeu-se que cada ator, possui óticas, objetivos e necessidades diferentes, o que levantou a hipótese de cada um destes atores possuírem uma opinião diferente de como estas políticas contribuem. Não foi observada também uma interligação direta entre qualificação e intermediação. Ao contrário, até mesmo os agentes públicos afirmam que os trabalhadores cadastrados no Site Nacional de Empregos (SINE) geralmente possuem baixa qualificação. Por fim, a descontinuidade destas políticas, foi o ponto de concordância entre os atores e foi relatado para apontar as dificuldades nos avanços destas políticas.

Biografia do Autor

Alessandra Santos Rosa

Economista, mestra em administração na linha de pesquisa Desenvolvimento e Regionalidade pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professora Auxiliar na Universidade São Caetano do Sul e Professora na Universidade Anhanguera

Leandro Campi Prearo

Doutorado em Administração – PPGA-FEA/USP pela Universidade de São Paulo, Brasil (2013), Professor – dedicação exclusiva da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

ROSA, A. S.; PREARO, L. C. As contribuições das políticas públicas para a intermediação e qualificação da mão de obra no setor da confecção na região do Grande ABC. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 216–248, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/151. Acesso em: 28 abr. 2024.