A dinâmica interna dos partidos brasileiros na alocação de recursos do fundo partidário

Autores

  • Barbara Botassio

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Com o crescente adensamento dos recursos públicos destinados aos partidos políticos no Brasil, o objetivo principal do artigo é o de analisar a dinâmica interna de alocação de recursos públicos dos partidos políticos, para isso o artigo apresentará dois planos de análise: O primeiro nível correspondente a uma comparação entre as organizações partidárias em relação a concentração de recursos do Fundo Partidário no Diretório Nacional. Enquanto o segundo nível de análise, corresponde a um estudo organizacional vertical de quais Diretórios Estaduais recebem mais recursos do Diretório Nacional e quais são os determinantes para que isso ocorra. O recorte dessa pesquisa engloba PT, PMDB, PSDB, DEM e PP, durante o período de 2007 até 2015. Os cinco partidos com a maior porcentagem de distribuição do Fundo Partidário no período analisado, e que além disso, possibilitam comparações em relação ao perfil ideológico, de origem organizacional e de estratégias eleitorais. A hipótese é que os Diretórios Estaduais que recebem mais recursos financeiros são os com maior êxito na arena eleitoral. A conclusão é que os partidos distribuem seus recursos conforme o êxito eleitoral de seus diretórios estaduais, mas com algumas exceções.

Biografia do Autor

Barbara Botassio

Doutoranda e mestre em Ciência Política, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bolsista CAPES e integrante do Centro de Estudos de Partidos Políticos (CEPP).

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

BOTASSIO, B. A dinâmica interna dos partidos brasileiros na alocação de recursos do fundo partidário. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 193–215, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/150. Acesso em: 28 abr. 2024.