O comitê especial sobre a descolonização da ONU: Entre o colonialismo e a colonialidade

Autores

  • Isabela Assunção de Oliveira Andrade Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda em Ciência Política na mesma instituição.

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

A presente pesquisa procura mapear o histórico e o desempenho do Comitê Especial sobre a Descolonização da ONU desde sua criação, focando, sobretudo, nas três décadas internacionais de erradicação do colonialismo. A articulação teórica ocorre através dos subsídios fornecidos pelo pós-colonialismo, considerando suas contribuições e limitações. Faz-se um resgate de sua genealogia divida em três fases – anticolonial, pós-colonial (ou canônico) e decolonial – além de abordar a intersecção do aporte com a disciplina de relações internacionais. Identificou-se no decorrer da pesquisa que, devido o Comitê e a teoria pós-colonial de relações internacionais não adentrarem em questões importantes que tangenciam à temática, os resultados concernentes à descolonização são modestos. Diante disso, para promover uma descolonização e decolonização de fato propõe-se o retorno ao pós-colonialismo anti-colonial em decorrência de sua perspectiva combativa aos poderes coloniais e sua defesa da luta pela libertação nacional.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

ANDRADE, I. A. de O. O comitê especial sobre a descolonização da ONU: Entre o colonialismo e a colonialidade. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 139–175, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/148. Acesso em: 29 abr. 2024.