Uma análise sobre o desenvolvimento econômico e político da República Plurinacional da Bolívia nos primeiros anos do governo Morales (2006-2014)

Autores

  • Simone Viscarra

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a trajetória econômica e política do Estado Plurinacional da Bolívia durante o período de 2006-2014. Reconhecido como um dos países latino-americanos que mais cresceu e se estabilizou economicamente nos últimos anos, a Bolívia chama atenção no cenário político e econômico internacional. No cenário político, pela estabilidade, pois nunca um mandatário eleito por voto se manteve no poder por tanto tempo. Em termos econômicos, o avanço é observado no crescimento do seu PIB, que resulta diretamente em maiores investimentos na esfera social. Considerando o pressuposto de que o desenvolvimento de um sistema político democrático e econômico de um país são esferas que incidem positivamente uma sobre a outra, é a finalidade da investigação verificar se, na Bolívia, esses dois quesitos estão se aprimorando de forma linear. Para avaliar o desenvolvimento político democrático e o econômico do país, este estudo emprega, como base de informação, os relatórios fornecidos por organismos internacionais como FMI e CEPAL. Para a avaliação do sistema político, os dados são provenientes do Democracy Index (The Economist). Em âmbito teórico, a análise possui como matriz a perspectiva culturalista, que emerge na Ciência Política desde a década de 1960, sobretudo por meio dos trabalhos de Gabriel Almond e Sidney Verba e de Ronald Inglehart.

Biografia do Autor

Simone Viscarra

Simone P. Viscarra é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

VISCARRA, S. Uma análise sobre o desenvolvimento econômico e político da República Plurinacional da Bolívia nos primeiros anos do governo Morales (2006-2014). Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 74–107, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/146. Acesso em: 29 abr. 2024.