Democracia e ditadura na América Latina: preferências normativas e radicalismo de organizações empresariais

Autores

  • Ciro Antônio da Silva Resende
  • Paula Vivacqua Boarin

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar quais organizações empresariais são consideradas importantes na análise de mudança de regime na América Latina e quais as preferências normativas e os níveis de radicalismo desses atores. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem descritiva a partir do amplo volume de dados para atores políticos latino-americanos disponibilizado no trabalho de Mainwaring e Pérez-Liñán (2013). A literatura que estuda grupos de interesse e o empresariado enquanto ator político é mobilizada, enfatizando-se a relação que se dá entre diferentes tipos de atores nas coalizões de apoio à democracia ou à ditadura, as quais têm papel central nas possíveis mudanças de regime. Observa-se que a centralidade do debate se renova com a tônica que tomam os desafios da manutenção democrática no século XXI, sendo imprescindível analisar as preferências pretéritas desses atores, ainda influentes, para lançar luz sobre o atual contexto.

Biografia do Autor

Ciro Antônio da Silva Resende

Universidade Federal de Minas Gerais; Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Gestão Pública pela mesma instituição.

Paula Vivacqua Boarin

Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

RESENDE, C. A. da S.; BOARIN, P. V. Democracia e ditadura na América Latina: preferências normativas e radicalismo de organizações empresariais. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 42–73, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/145. Acesso em: 28 abr. 2024.