Recursos persuasivos nas campanhas no Facebook: Uma proposta metodológica a partir das eleições de 2016 em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O artigo discute uma proposta metodológica para a análise de campanhas eleitorais no Facebook, estudando o caso das eleições 2016 em Curitiba, a partir de três eixos principais. O primeiro eixo de análise avalia quais são os objetivos comunicativos expressos nas publicações dos candidatos em suas páginas oficiais na plataforma; o segundo eixo de análise identifica quais são os recursos retóricos argumentativos do tipo racional; o último eixo de análise marca a presença de apelos de ordem emocional e de memorização, a exemplo de recursos visuais e sonoros e as narrativas. Conclui-se que a campanha à Prefeitura de Curitiba foi altamente informativa e que há racionalidade nas estratégias empreendidas – mas essa racionalidade é centrada nos atributos dos candidatos em detrimento das propostas políticas. Além disso, as estratégias de memorização não exploram plenamente as possibilidades técnicas oferecidas pelo Facebook.
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