A ordem dos fatores altera o produto? A vitória de Crivella nas eleições para o executivo Carioca de 2016

Autores

  • Gabriel Silva Rezende IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de Marcelo Crivella e sua capacidade de expansão da base eleitoral na eleição para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2016. Partimos da hipótese de que a conjuntura política de crise parece ter auferido a possibilidade de vitória ao bispo evangélico à prefeitura carioca, levando-se em consideração que nos pleitos majoritários dificilmente atores políticos evangélicos possuem grande aderência entre todas as denominações que compõem esse universo religioso e, muitas vezes, são vistos com desconfiança pelos setores seculares da sociedade. Para isso, utilizamos a análise conjuntural e a literatura especializada sobre as estratégias bem definidas para candidaturas evangélicas dentro de um espectro institucional, como praticado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Buscamos, portanto, identificar os fatores que propiciaram o alto engajamento eleitoral evangélico e dos demais estratos sociais, bem como as estratégias utilizadas por Crivella para aumentar sua base eleitoral nos segmentos laicos da sociedade carioca.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

SILVA REZENDE, G. A ordem dos fatores altera o produto? A vitória de Crivella nas eleições para o executivo Carioca de 2016. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 87–113, 2017. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/135. Acesso em: 5 maio. 2024.