Entrevista com Tiago Ventura
Ciências Sociais Computacionais: entre fronteiras e definições
DOI:
https://doi.org/10.14244/agenda.2024.3.10Resumo
Tiago Ventura é paraense, cientista político, formado em Direito e apaixonado por Matemática. Esses interesses diversos o levaram ao campo das Ciências Sociais Computacionais (CSC’s) durante seu doutorado na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Com passagens por empresas de tecnologia e laboratórios de pesquisas interdisciplinares, além de um prêmio de melhor artigo no 14º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) de 2024. Tiago Ventura conversou com os coordenadores do dossiê da revista Agenda Política intitulado “Ciências Sociais Computacionais: rupturas e contribuições para a Ciência Política”, onde propôs debates e reflexões sobre ética na pesquisa com tecnologia e dados digitais, Inteligência Artificial e as potencialidades e desafios das Ciências Sociais Computacionais) e também indicou caminhos possíveis para quem quer ingressar no campo das CSC’s que tem oportunidades na academia e no mercado. Atualmente, Ventura é professor na Universidade de Georgetown (Washington, Estados Unidos).
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Agenda Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
