Estratégias de discurso no HGPE na campanha pela prefeitura de Curitiba em 2016
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O presente artigo analisa as estratégias de mensagens utilizadas pelos candidatos mais bem votados à prefeitura de Curitiba em 2016, Rafael Greca (PMN), Ney Leprevost (PSD) e Gustavo Fruet (PDT) no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), durante o primeiro turno da campanha. As variáveis analisadas são: apelo, retórica, linguagem, apelo a mudanças, ataque à administração em curso e orador dominante. A metodologia é a análise de conteúdo com dados coletados pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política & Opinião Pública da UFPR (CPOP/UFPR), partindo do modelo proposto por Albuquerque (1999) e Figueiredo et al. (2000). O trabalho possui duas hipóteses: H1) Ney Leprevost e Rafael Greca utilizam estratégicas típicas de opositores, ou seja, uso predominante de apelo emocional, retórica de crítica, linguagem panfletária, crítica à administração em curso, apelo a mudanças e, além disso, são os oradores principais de seus programas; H2) O candidato à reeleição, Gustavo Fruet, utiliza estratégias típicas de mandatário, ou seja, uso predominante do apelo pragmático, retórica propositiva, linguagem informativa e oradores dominantes que confirmem a visão positiva de sua gestão (personalidades e populares). Conclui-se que o candidato à reeleição é o que mais utiliza o apelo pragmático, a retórica de proposição e a linguagem informativa. A retórica de sedução é a mais utilizada por Ney Leprevost e por Rafael Greca, assim como a linguagem panfletária. E os oradores dominantes que mais aparecem nos programas de todos os candidatos são locutor off, o próprio candidato e populares.
Palavras-chave: Comunicação Política; HGPE; Eleições Municipais; Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.