A atuação do ruralismo como elite política no Brasil: mobilização de viés mediante desigualdades sociais e de representação política
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O artigo traz uma análise da atuação do ruralismo no Brasil dentro do parlamento enquanto uma elite política. Atualmente, a chamada Bancada Ruralista, organizada no parlamento brasileiro, abrange um grande número de parlamentares que constroem a propriedade da terra enquanto um valor que garante recursos materiais e simbólicos. Para a análise, o artigo trabalha prioritariamente com os registros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra, ocorrida entre 2003 a 2005. Por meio das notas taquigráficas, busca-se identificar os temas com os quais os ruralistas atuam de forma a mobilizar diferentes vieses que podem privilegiar interesses deste grupo, ou mesmo suprimir grupos antagônicos. Nestas comissões, a atuação da Bancada Ruralista foi eficiente no sentido de desmobilizar qualquer perspectiva mais pluralista em torno da agenda agrária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Agenda Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.