Presença do tema campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba nas primeiras páginas dos jornais locais: um estudo comparativo

Daniela Rocha Drummond, Anne Caroline Pellizzaro, Laura Rosalia Sloboda Alves

Resumo


O trabalho faz uma análise das notícias publicadas sobre a campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba no ano de 2012 em dois diferentes jornais impressos: Metro Curitiba, um veículo em formato tablóide distribuído gratuitamente; e a Gazeta do Povo, veículo impresso em formato standard, vendido nas bancas e para assinantes. A pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: Qual a visibilidade e a abordagem dada às notícias sobre as eleições e os candidatos à prefeitura da capital do Paraná nos jornais impressos locais do Estado do Paraná? E também: Qual a visibilidade do tema campanha eleitoral nas primeiras páginas dos jornais? A forma com que as notícias são abordadas contribui para o debate público? Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo, sendo coletadas notícias dos meses de primeiro de julho a 31 de outubro de 2012. A pesquisa utiliza como embasamento teórico os estudos sobre cobertura eleitoral, agendamento temático, conceitos de enquadramento, produção jornalística e o papel da mídia no debate público.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2318-8499

Indexada: Latindex, Sumarios.org, Directory of Research Journals Indexing - DRJI, Portal de Periódicos da UFSCar.