Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Agenda Política (ISSN 2318-8499) é um periódico criado e editado pelos discentes do PPGPol UFSCar desde 2012 e, com periodicidade quadrimestral desde 2016, aceita artigos para compor três de suas seções: 1) Dossiê Temático, 2) Agenda da Ciência Política e 3) Tema Livre. A revista tem por objetivo publicar textos inéditos de pesquisadores doutores e pesquisadores em formação,  alunos de pós-graduação – mestrado e doutorado – de diversas instituições, nacionais e internacionais. Após habilitação prévia do artigo proposto, pelo comitê editorial,  todos os textos submetidos à revista passarão por avaliação cega de dois pareceristas. Estes podem considerar o texto 1) apto para publicação; 2) apto para publicação desde que sejam feitas as alterações pedidas; e 3) não-apto para publicação. Cada edição publicará entre 3 e 6 textos na sessão do dossiê temático a ser escolhido pelos editores e divulgado com antecedência e, também, de 3 a 6 textos na sessão de tema livre. Dessa forma, a publicação dos textos dos dossiês será o mais breve possível, seguindo as datas anunciadas para o lançamento, sendo que os textos de outros temas que não se encaixem nos dossiês poderão ser realocados em uma das duas edições subsequentes caso haja muitos artigos aceitos. Os editores podem pedir ao autor para que faça modificações solicitadas pelos pareceristas em um prazo de 10 a 20 dias. A revista é on-line e, por isso, gráficos e marcações nas tabelas podem ser coloridos. O comitê editorial faz correções ortográficas nos textos, sendo que podem ser pedidas alterações e modificações aos autores. Os artigos são assinados pelos autores, sendo de sua responsabilidade as afirmações e conceitos ali utilizados. Ressalta-se que os artigos submetidos à revista devem ser originais, ou seja, não publicados em outros periódicos. A Revista Agenda Política não cobra nenhum tipo de taxa para submissão, processamento e publicação dos artigos.

 

Políticas de Seção

Apresentação da Edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação do Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Agenda da Ciência Política no Brasil

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temas Livres

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação envolve as seguintes etapas:

1) triagem preliminar por formato e por adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;


2) avaliação por pares no sistema double blind review, realizada por dois especialistas na temática do artigo.

 

Periodicidade

Periodicidade quadrimestral a partir de 2016.

Publicação na versão eletrônica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista Agenda Política também não cobra nenhum tipo de taxa para submissão, processamento e publicação dos artigos.

 

Revista Agenda Política

A Revista Agenda Política (ISSN 2318-8499) é um periódico acadêmico editado pelo corpo discente do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos. Sua primeira edição foi lançada em maio de 2012, durante a I Semana de Ciência Política da UFSCar. A Revista está atualmente avaliada com o Qualis B3 em Ciência Política e Administração e periodicidade quadrimestral desde 2016 tendo, portanto, três publicações ao ano: em abril, em Agosto e em Dezembro. A revista surgiu com a missão de contribuir com as discussões das mais diversas áreas da Ciência Política, sendo um espaço de debate e divulgação de pesquisas. Pretende-se, por meio desta publicação, fomentar o crescimento da área da Ciência Política no Brasil e dar espaço para pesquisadores formados e em formação, em especial alunos de pós-graduação, publicarem suas experiências de estudos.

Indexada: Latindex, Sumarios.org, Directory of Research Journals Indexing - DRJI, Portal de Periódicos da UFSCar

 

Taxa de rejeição dos artigos

Em 2016 a taxa de rejeição de artigos foi de 38% - Total de 54 artigos recebidos

Em 2017 a raxa de rejeição de artigos foi de 45% - Total de 62 artigos recebidos

 

 

Conflitos de interesse e ética de pesquisa

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Qualis CAPES

2318-8499 AGENDA POLÍTICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO B3
2318-8499 AGENDA POLÍTICA CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS B3
2318-8499 AGENDA POLÍTICA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B5
2318-8499 AGENDA POLÍTICA DIREITO B3
2318-8499 AGENDA POLÍTICA INTERDISCIPLINAR B4
2318-8499 AGENDA POLÍTICA SAÚDE COLETIVA B5
2318-8499 AGENDA POLÍTICA SERVIÇO SOCIAL B3
2318-8499 AGENDA POLÍTICA SOCIOLOGIA B5

 

Periodicidade

Periodicidade quadrimestral

Publicação na versão eletrônica.

 

Fontes de indexação

Latindex,

Sumarios.org,

Directory of Research Journals Indexing - DRJI,

Portal de Periódicos da UFSCar.



ISSN: 2318-8499

Indexada: Latindex, Sumarios.org, Directory of Research Journals Indexing - DRJI, Portal de Periódicos da UFSCar.